quinta-feira, 10 de abril de 2008

E se um dia ao sair de casa se deparasse com alguém a criar uma lixeira à sua porta?

É certo que cada um de nós produz cerca de 1kg de lixo por dia, até nem parece muito, mas se juntasse-mos todo o lixo que produzimos apenas num só dia no nosso planeta chegaríamos à conclusão que a quantidade de lixo produzida toma proporções gigantescas. Isto remete-nos para uma questão: “Onde colocar todo o lixo?” No entanto, esta questão não justifica que um ciclista faça uma pausa para descanso numa cadeira de sala antiga em plena mata da Agolada. É de certa forma caricato, não fosse a cadeira fazer parte de uma mobília de alguém que juntamente com muitas outras pessoas têm a coragem de fazer dos nossos espaços verdes lixeiras a céu aberto. Com comportamentos como este não admira o sobreaquecimento que o nosso planeta azul está sujeito...Mas como educar a população? As pessoas que depositaram lá o lixo, gostariam que criassem uma lixeira à sua porta? Certamente que não!
Comportamentos como os que se podem observar nas seguintes fotos não podem ser ignorados nos dias de hoje, principalmente quando o Ambiente é uma das grandes preocupações do séc.XXI (parece não ser de todos).
Actualmente com a recolha selectiva de lixos em que se criaram Ecocentros e Ecopontos e com o investimento feito nesta área através dos meios de comunicação social “ninguém” tem desculpa. Por isso, nós ciclistas também não temos desculpa e não podemos negligenciar tal facto, cruzar os braços, fechar os olhos e fingir que não vimos.
Assim, tivemos a iniciativa de denunciar a situação às entidades responsáveis e propor uma limpeza participativa da zona. Na perspectiva desta nossa pretensão ser aceite, convidamos desde já a população a participar nesta causa ambiental numa data a anunciar. Aproveitamos para incentivar todos as pessoas como cidadãos a denunciar situações similares.














Fotos por Matrek

5 comentários:

Anónimo disse...

Força pessoal da Twobike Team, só mentalizando as pessoas se consegue acabar com estas imagens...que todos nós temos feito ao longo dos anos. Temos que dar as mãos todos, não culpar ninguém, mas todos mudarmos os nossos hábitos.E como mudar??? É fácil não pensando só em nós,mas sim em todos. Vamos todos limpar estas imagens,desculpando quem as criou.

Anónimo disse...

fico muito contente por ver que levaram a minha ideia adiante!!!!!

parabéns

Anónimo disse...

Boas...
Embora, já por acaso tinha vindo ao vosso site e claro que descobri caras amigas e ate mesmo familiares, não fosse eu um coruchense de gema e um "AREANO" (Bairro da Areia - para não pensarem em nada de racismos), voltei cá hoje por convite tb de uma pessoa amiga...
Aproveito para vos deixar um desafio...como anteriormente falei com alguns do vosso grupo este ano, à semelhança do anterior as 24h de BTT da Escola Aventura irão-se realizar em Monsanto - LX.
http://www.escolaaventura.com/24horas08/Index.htm
É uma coisa diferente e se for com uma Equipa de 8 elementos não é muito duro...e mais...podem levar as mulheres, namoradas, amigas e os filhos, visto o pessoal ficar alojado no parque de campismo, com acesso às piscinas e tudo o mais.
Bem agora deixo-vos o convite www.strixteam.com para irem-nos visitar e que no dia 1 de Junho (se não me engano) iremos organizar um passeio guiado na Lamarosa ( uma coisa engraçada para arranjar algum para a Associação).
Bem em relação à IMAGENS embora ainda muito comuns nas "nossas" matas, se algum dia virem alguém a despejar é favor anotar a matrícula e ligar o 808 200 520 ou então fazer a denúncia no site www.gnr.pt na parte do SEPNA - Serviço de Portecção da Natureza e do Ambiente, indicando matrículas e o local correcto da ocorrência.
1 Abraço e boas pedaladas (para alguns saudações columbófilas)

Anónimo disse...

Acho que a Câmara Municipal de Coruche devia promover uma campanha de limpeza às matas da Agolada, para evitarmos mais imagens como estas.
1 abraço e boas pedaladas.

Anónimo disse...

o Grupo Twobike Team em conjunto com a Câmara Municipal de Coruche está a providenciar a "volta da limpeza" em data a anunciar. (brevemente)